Simpósio Internacional debate Cultura Africana e Afro-brasileira

Simpósio Internacional debate Cultura Africana e Afro-brasileira

O I° Simpósio Internacional sobre “Cultura Africana e Afro-Brasileira” irá abordar questões da cultura africana e Brasileira, numa busca e troca de experiencias, das diferenças e aspectos de inspiração da cultura Afro-Brasileira até aos dias de hoje. O evento é uma realização conjunta entre UNIFIP, do Brasil, Universidade Amílcar Cabral, Associação Força Guiné (instituições da Guine Bissau) e Observatório da Imprensa de Angola.

Os aspectos da cultura, educação, ensino, história, literatura, dos dois povos, serão debatidos durante os dois dias do simpósio e debates a decorrer nos dias 18 e 19 do corrente mês, com a transmissão no canal do Youtube da Unifip através da plataforma Zoom.

Os prelectores do evento são : o escritor Adbulai Sila, da Guiné Bissau que, vai abordar “Os desafios contemporâneos de África – Cultura e Modernidade”, a professora Ana Benavente de Portugal, irá dissertar sobre  como “Educar em tempos incertos – e os desafios actuais”, a professora Tatiane Cosentino Rodrigues do Brasil, apresentará “Os desafios e perspectivas da primeira década das políticas de acção afirmativa – trajectórias de estudantes cotistas no ensino superior brasileiro”.

Por outro lado, o professor José Bento Rosa da Silva do Brasil, apresentará as “Políticas afirmativas no Brasil, as suas perspectivas histórica. A professora Laura António Nhaueleque de Moçambique, apresentará o tema “Educação superior em Moçambique, os seus avanços e desafios.” Por sua vez, Domingos da Cuz de Angola, disserta sobre o quadro do “Exercício do Jornalismo e Defesa dos Direitos Humanos em Angola”, e a professora Eliane Debus do Brasil, apresentará os aspectos da “Literatura numa perspectiva da diáspora”, tema que será debruçado também pelo professor Marco António Lima do Bonfim do Brasil.

A sessão de abertura do Simpósio terá início 14:30, horário do Brasil, contará com a presença do Reitor da UNIFIP, o economista João Leuson Palmeira Gomes Alves, o coordenador do Observatório da Imprensa de Angola, Domingos da Cruz, o Reitor da Universidade Amilcar Cabral, Timóteo Saba M’bunde, professora Alana Candeia de Melo da Pro−Reitoria Académica da UNIFIP, Arnaldo Sucuma, coordenador do Núcleo de Estudos em Direitos Humanos, UNIFIP e Sidney Alves dos Santos, coordenador da Associação Força Guiné.

RELACIONADOS:
Conferência internacional destaca luta de mulheres angolanas

Painel de conferência internacional destaca luta de mulheres angolanas na luta da libertação até os dias atuais. O tema será debatido no segundo dia da conferência Ativismos em África, a Leia mais

Pergunta errada que tem séculos de história

Domingos da Cruz*ǁ Pais, outros parentes e instituições, desde muito cedo martirizam e confundem as crianças com a seguinte pergunta: o que queres ser? Em virtude da inteligência inquestionável das Leia mais

A pergunta errada que tem séculos de história

Domingos da Cruz*ǁ Pais, outros parentes e instituições, desde muito cedo martirizam e confundem as crianças com a seguinte pergunta: o que queres ser? Em virtude da inteligência inquestionável das Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *