Simpósio Internacional de Direitos Humanos e Educação aborda questões interdisciplinares

Simpósio Internacional de Direitos Humanos e Educação aborda questões interdisciplinares

O segundo simpósio internacional sobre “Direitos Humanos, Educação e Cultura” irá abordar inúmeras questões de cunho teórico mas também/e tendo em vista um mundo mais igualitário. O evento é de realização conjunta entre UNIFIP, do Brasil, Núcleo de Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Meio Ambiente, Observatório da Imprensa de Angola, AFG -Associação Força Guiné, da Guiné Bissau e o CISCAM – Centro Italiano Studio Cultura Africana e Mediterrânea, da Itália.

Depois da primeira edição que teve lugar, nos dias 18 e 19 de Novembro de 2021, que abordou questões ligadas a Cultura Africana e Afro-brasileira, o simpósio retorna com um novo formato, ganhando novas perspectivas e espaços que inspiram, enriquecem e alargam as discussões dos prelctores e participantes.

O Centro Universitário de Patos – UNIFIP (Brasil) e o Núcleo dos Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Meio Ambiente – DHRERMA juntou os seus parceiros e outras entidades, entidades Brasileiras e do mundo para abordar os desafios complexos e os paradigmas da sociedade de âmbito local e global.

O evento não é somente um espaço de oportunidades de novas discussões, é também um ponto de partida de acções conjuntas onde cada interveniente é convidado a comprometer-se com a absorção de conhecimento e aplicação prática das discussões e ideias em seus países e comunidades respectivamente.

Durante dois dias, 21 prelecções serão proferidas por participantes de Angola, Guiné Bissau, Brasil, Itália e Alemanha, num evento que terá a modalidade presencial ou contrário do primeiro simpósio que teve a modalidade híbrida.

As prelecções desta edição estão a cargo de : Abdulai Silva, Luca Bussoti, Genilúcia Medeiros, Asaf Cassule Noé Augusto, João Leuson, Jacob Souto, Arnaldo Sucuma, Karoline Lucena, Smyrna Luíza, Elio Chaves Flores, Wilson Wouflan, Alana Candeia, Domingos da Cruz, José Ronaldo, Milena Nunes, Luíza Reis, Francisco Delzimar, Valdenice José Raimundo, Rafael Nicolau Carolina Coeli e Edilene Araújo.

A sessão de abertura terá início às 14 horas, horário de Brasília, contará com a presença do Reitor da UNIFIP Paraíba, João Leuson Palmeira Gomes Alves, Dr. Arnaldo Sucuma, o coordenador do Núcleo de Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Meio Ambiente, Domingos da Cruz, coordenador do Observatório da Imprensa de Angola, representante da Prefeitura Municipal de Patos, Jacob Souto e outros.

Alguns temas centrais que vão ao debate:

– Políticas públicas, saúde e meio ambiente.

– Educação, imigração e produção de conhecimento em África.

– A educação, promoção de saúde e realidade sócio histórica dos africanos no Brasil.

– Estado, saúde mental, as lutas sociais e direitos humanos na sociedade contemporânea.

 

RELACIONADOS:
Simpósio Internacional debate Cultura Africana e Afro-brasileira

O I° Simpósio Internacional sobre “Cultura Africana e Afro-Brasileira” irá abordar questões da cultura africana e Brasileira, numa busca e troca de experiencias, das diferenças e aspectos de inspiração da Leia mais

Direito de reunião e de manifestação na ordem jurídica internacional

Manuel Ngangula*ǀNo plano internacional, a Declaração Universal dos Direitos Humanos situa-se no topo da hierarquia quanto a matéria de direitos do homem visto no plano imanente – como direitos inerentes Leia mais

A Impregnação da Autocracia no Sistema Eleitoral Angolano

Angola não é, nunca foi e nunca será uma democracia plural através de eleições enquanto teimosamente perdurar o controlo, monopólio e a manipulação dos processos eleitorais e suas instituições pelo Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *